As sessões tiveram como objetivo apoiar os
alunos na gestão de emoções associada à transição para o 1º ciclo. Assim, foram
realizadas atividades lúdicas com os alunos, recordando o livro “O Monstro das
Cores vai à Escola”, de Anna Llenas. Os alunos revisitaram as emoções do
Monstro das Cores e contextualizaram-nas neste início do 1.º ano.
Posteriormente, aprenderam com a psicóloga algumas técnicas para os ajudar a
gerir as emoções, como a respiração consciente de estrela e a pintura de
mandalas com atenção plena. No final, todos os alunos receberam uma estrela
para colocarem no lápis preferido que os irá ajudar a lembrar-se desta sessão e
a brilharem na escola este ano letivo.
Participaram nesta atividade 96 alunos,
sendo que a maioria (92 alunos) avaliou a atividade com a pontuação máxima.
Ficou prometido que, no decorrer do ano
letivo, a psicóloga irá, sempre que possível, visitar as turmas do 1.º ano de
modo a monitorizar a adaptação ao 1.º CEB.