quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

ERASMUS CIBERCULTURE

Novembro 2021: Grande Festa Projeto Erasmus Ka229 Cyberculture no AE Mosteiro e Cávado 

Do dia 9 ao dia 11 de novembro, o nosso agrupamento foi o anfitrião da terceira mobilidade virtual celebrada com a escola IES Zaidín Vergeles (Granada) e a escola IC Di Giacomo Qualiano (Nápoles). Apesar de tudo se ter passado virtualmente, esforçamo-nos por dar a conhecer a nossa escola-sede e um pouco da Identidade, História, Cultura e Gentes da vetusta cidade de Braga. 

– No dia 1, os nossos amigos de Espanha e Itália embarcaram numa viagem virtual que se iniciou em Nápoles, mas que, à velocidade da luz, sobrevoou Granada, Lisboa e toda a costa portuguesa até terminar num ponto minúsculo do google earth map: a sede do A.E. Mosteiro e Cávado. Após “desembarque”, todos os passageiros seguiram com atenção a turma do 6º D, que simpaticamente os conduziu num tour pelos corredores e espaços da escola. Seguiu-se uma manhã de intercâmbio que possibilitou aos participantes dos três países conhecerem-se melhor e fazerem desfilar os alunos mais talentosos de cada escola;

– No dia 2, os passageiros voltaram a embarcar num tour turístico, desta vez, pelas ruas da nossa magnífica cidade, desde a Sé até às mais bonitas praças, jardins e museus, até chegarem ao topo dos Santuários do Bom Jesus do Monte e do Sameiro, de lá disfrutando da esplendorosa paisagem onde jaz a cidade e, num dia limpo como o deste dia, pousando os olhos sobre o Atlântico, lá ao longe, uma difusa estrada de água a brilhar entre Esposende e a Póvoa de Varzim. 

– No dia 3, os nossos visitantes viram a atuação da Gatuna – Tuna Feminina da Universidade do Minho, cujos elementos nos brindaram com um momento musical a 11 vozes. Esse dia foi também o dia de darmos a conhecer aos visitantes de Granada e Nápoles alguns dos nossos petiscos e doces tipicamente minhotos. A Profª Carla Carvalho fez um live para explicar como se faz o nosso famoso leite creme queimado e a D. Dores trouxe as suas deliciosas rabanadas, que desapareceram num abrir e fechar de olhos. Na hora da despedida, despedimo-nos em três línguas e encerramos já com saudades.

O feedback foi positivo e os turistas de Granada e Nápoles prometeram voltar. Desta vez, ao vivo e a cores para nos poderem abraçar e provar toda a gastronomia que lhes mostramos, como podemos ver neste pequeno vídeo, através do qual a profª Catarina Maia nos leva a revisitar estas três manhãs tão bem passadas.
A Equipa Erasmus + Cyberculture:
Profª Catarina Maia
Profª Carla Pires
Profª Teresa Torrinha Silva