quinta-feira, 5 de maio de 2022

Programa Eco-Escolas “O mar começa aqui”

 



O projeto “O mar começa aqui” tem como principal objetivo educar para uma cidadania ativa, incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa.
Os alunos foram desafiados a criar um desenho que será pintado em sarjetas ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola e na sua envolvência.
Na nossa escola, o projeto envolveu os alunos das turmas do 5.º ano de escolaridade e foi desenvolvido na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Sara Ribeiro.
A atividade de elaboração do desenho desenvolveu-se com a exploração de recursos educativos, em particular a consulta do site do Eco-Escolas e vídeos sobre o ciclo da água, poluição e espécies marinhas.
Os alunos revelaram elevado interesse, empenho e entusiasmo, aderindo com muita criatividade e dedicação ao trabalho proposto. O desafio proporcionou uma maior sensibilização dos alunos para a proteção da vida marinha e o desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
No final, os trabalhos foram apreciados e propostos a votação entre os alunos do 5.ºano para seleção de três desenhos, segundo critérios definidos. Os três desenhos foram depois sujeitos a votação pela comunidade educativa, com recurso a um formulário Google Forms, para ser selecionado um para o concurso previsto. Esta votação final contou com 240 respostas, 194 foram votos de alunos, 32 de professores e os restantes 16 de outros elementos da comunidade e representantes no Conselho Eco-Escolas. Desta votação ficou em primeiro lugar o desenho que contou com mais votos (147 votos) da autoria da aluna Linh Le Brannam, da turma do 5.º B.
As pinturas nas sarjetas serão realizadas em dois locais, sendo um deles na Praia Fluvial de Merelim S. Paio, até ao dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos.
Desejamos com a mensagem “O mar começa aqui”, e com esta atividade de “arte de rua” reforçar o compromisso de sensibilizar a comunidade para a proteção dos oceanos e promover ações positivas pela sustentabilidade do planeta.

Parabéns aos alunos pelo envolvimento e dedicação nesta iniciativa que visa melhorar a qualidade ambiental da escola e da comunidade.
Agradecemos à comunidade educativa a participação na votação.

O mar começa na atitude de cada um de nós no dia a dia”.

Organização: Conselho Eco-Escolas, em parceria com o Município, Presidente da Junta de Freguesia e Diretora do AEMC.