quinta-feira, 5 de maio de 2022

Visita de estudo ao Porto – 6º ano

 



Todas as turmas do 6.º ano da escola, por volta de 84 alunos, participaram da visita de estudo ao Porto, organizada pelas disciplinas de Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. Embora as previsões meteorológicas anunciassem mau tempo, o dia 27 de abril, na cidade invicta, foi ensolarado e com temperatura agradável. Os alunos estavam divididos em dois autocarros, após a saída de Braga, cada veículo se dirigiu para um dos destinos a serem visitados: o Museu dos Transportes e Comunicações e a Galeria da Biodiversidade. No período da manhã, enquanto um grupo percorria o museu, o outro estava a conhecer a galeria, sendo que todos voltaram a reunir-se para o almoço realizado no Jardim do Palácio de Cristal.

Na Galeria da Biodiversidade, situada na Casa Andresen – Jardim Botânico do Porto, foi possível reconhecer a complexa e intrigante diversidade da vida, num espaço lúdico onde se cruzam todas as ciências. Imagina, caro leitor, nós observámos um esqueleto de uma baleia-azul suspenso no hall de entrada! Inclusive, estivemos à beira de uma réplica fiel do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882)! Isto sem falar, na beleza do exterior da galeria, no qual se encontra o esplêndido Jardim Botânico.

A aventura continuou no Museu dos Transportes e Comunicações, localizado no monumental edifício da Alfândega Nova às margens do Rio Douro. Neste sítio os alunos percorreram a exposição “O motor da República: os carros dos presidentes”, além da própria Biblioteca e Arquivo da Alfândega. Havia tantas coisas impressionantes: os carros, os livros antigos e a obra ‘Ribeira Negra’ (1984) do pintor Júlio Resende (1917-2011), que possui quase 40 metros, com ilustrações retratando o quotidiano da tradicional ribeira portuense.

O corpo docente e discente se reuniu para o almoço, que ocorreu no singular Jardim do Palácio de Cristal, entre estátuas, gaivotas, pavões e turistas. Depois da refeição, os mais novos saborearam um delicioso gelado, para felicidade do comerciante local, já os mais velhos beberam café. Como se vê foi um dia e tanto, repleto de conhecimento e diversão! Os professores responsáveis pela visita de estudo ficaram orgulhosos com o comportamento dos seus educandos, e aproveitam a ocasião para manifestar um sincero agradecimento a todos os participantes, aos funcionários e demais colegas da escola, que auxiliaram na concretização deste dia de sonho.