Os alunos, professores e Diretor do Instituto envolvidos no projeto deram as boas vindas aos alunos e professores parceiros de Itália e Portugal.
Como forma de “quebrar o gelo” e de integração, as atividades iniciaram com uma aula de Educação Física onde os alunos jogaram “caça à bola”, jogo feito com material reciclado e “hide and seek“. No recreio escolar, tiveram a oportunidade de participar nos jogos de tabuleiro que se encontravam à disposição dos alunos e professores para que, livre e espontaneamente, jogassem e se divertissem. Após o lanche fomos conhecer a biblioteca escolar e, em pequenos grupos de trabalho, os alunos tiveram de preencher um padlet onde colocavam o que significava para eles este projeto e o que mudariam nas suas escolas para que as mesmas fossem escolas “ECOSPORT”; construíram um hotel de insetos e participaram num workshop de papel reciclado e construção de porta moedas com pacotes de leite.
As atividades tiveram como principal objetivo promover o desenvolvimento linguístico e a socialização entre os jovens e consciencializar os mesmos sobre a importância da sustentabilidade e da proteção do meio ambiente.