terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

A alimentação e a atividade física: qual a relação?


No âmbito do Projeto de Educação Sexual das turmas do 8.º C e 9.º F, a docente Fátima Ferraz, em articulação com as enfermeiras estagiárias da Universidade do Minho,  Mariana Sousa e Rafaela Cardoso, realizaram uma ação de sensibilização sobre a relação entre a alimentação e a prática de atividade física, alertando as crianças e os jovens para a importância de tomarem o pequeno almoço antes das aulas de Educação Física.

As enfermeiras deram algumas “dicas” que poderão ajudar os alunos a contrariar os motivos que os levam a não tomar o pequeno almoço. Realçaram os malefícios que este hábito poderá causar quando continuado, nomeadamente: aumento de crises de ansiedade, falta de concentração e atenção, diminuição dos níveis de açúcar no sangue, quebra do rendimento físico, cognitivo e emocional, distúrbios alimentares, entre outros.
Por outro lado, alertaram os jovens para os estereótipos sociais relativos à imagem corporal, que muitas das vezes os “atormentam” devido a pressão que sentem por parte dos amigos, das redes sociais, dos pais, etc. Concluiu-se que é importante conhecer e valorizar o nosso corpo e tal como refere a enfermeira Mariana “todos os corpos são bonitos”.
No final, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e de refletirem sobre os seus hábitos matinais e a necessidade de mudarem os mesmos para que tenham uma vida saudável e feliz.