quarta-feira, 26 de abril de 2023

Eco-Escolas: Comemoração do Dia Mundial da Terra – alunos do 7.º ano, Clubes e Projeto Erasmus assinalam o Dia da Terra


Para a semana de 18 a 22 de abril, a Câmara Municipal de Braga (CMB) lançou o desafio às Eco-Escolas, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Terra (dia 22 de abril), proposto pela Fundação Oceano Azul, com o mote “O Oceano é a nossa Terra”.  Lembrando um dos problemas ambientais graves da atualidade, que é a poluição dos oceanos por plástico, o apelo foi dirigido às escolas para a realização de atividades de sensibilização da comunidade.

A principal atividade proposta pela CMB foi a recolha de beatas, tendo os alunos da nossa escola aderido com muito interesse, empenho e espírito crítico perante um problema que é visível nas ruas e outros locais por onde passamos ou frequentamos no dia a dia, entre eles espaços de lazer, como as praias fluviais ou do litoral.

As beatas, tal como outros resíduos de pequenas dimensões que são deitados para o chão (invólucro de rebuçados e de chicletes, palhinhas), podem ir parar às sarjetas e serem levadas para os rios e chegar ao mar.  As beatas são os resíduos poluentes encontrados em maior quantidade nas praias portuguesas.

A ação de recolha de beatas na zona envolvente da nossa escola, numa articulação com professores/coordenadores de diferentes Clubes/Projetos, envolveu a participação empenhada de alunos das turmas do 7.ºB, 7.ºC e 7.ºD e do Clube de Ciência Viva na Escola, Clube do Ambiente, Clube Ubuntu e do Projeto Erasmus “Our life in our hands”.

Espera-se que esta mobilização dos alunos e a divulgação na comunidade, conduza à reflexão e sensibilização para a mudança de hábitos/comportamentos dos cidadãos.

Parabéns aos alunos pelo contributo exemplar nesta ação de cidadania ambiental.

Um bem-haja a todos os participantes e à CMB pela iniciativa.

Curiosidade: Uma garrafa de 0,5 L equivale a cerca de 250 beatas e uma de 1,5 L a cerca de 750 beatas!