sexta-feira, 24 de março de 2023

Visita de estudo Grutas de Mira de Aire e Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire

 

No dia 24 de fevereiro, as quatro turmas do 7.º ano participaram numa visita de estudo às Grutas de Mira de Aire (Leiria) e ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire, atividade realizada no âmbito da disciplina de ciências naturais, em articulação com as disciplinas de geografia, TIC e português.

A visita guiada às Grutas de Mira de Aire, que são uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, teve início com a visualização de um vídeo sobre a história das grutas, seguida do percurso no seu interior.

Os alunos ficaram deslumbrados com as formações calcárias no interior das grutas modeladas pela água da chuva, ao longo de milhões de anos, e surpreendidos com os nomes curiosos atribuídos: estalactites esparguete, alforrecas, joalharia, polvo, órgão, entre outros.  No final do trajeto, e já à saída das grutas, duas exposições convidavam os alunos para mais algumas aprendizagens, uma de amostras de fósseis e minerais e uma exposição fotográfica da espeleologia em Portugal.

Da parte de tarde, fomos conhecer o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Airecriado em 1996, que se localiza perto de Fátima. Esse Monumento Natural contém um importante registo fóssil do Período Jurássico, as pegadas de dinossauros saurópodes que foram descobertas a 4 de julho de 1994 na antiga Pedreira do Galinha.

O percurso de observação das pegadas dos saurópodes na laje calcária, um espaço atualmente com passadiço de madeira, suscitou a atitude curiosa dos alunos perante a conservação desses vestígios (icnofósseis) desde há 175 milhões de anos. No local podem ser observados cerca de 20 trilhos de saurópodes e aprender “in loco” as suas características e como seria a paisagem no Jurássico (Era Mesozoica). Uma exposição com alguns recursos interativos nas instalações também permitiu aos alunos aplicar e ampliar os conhecimentos relativos à História da Terra.

Nesse dia dedicado ao “Aprender lá fora”, os alunos desenvolveram aprendizagens mais significativas e guardarão memórias fotográficas da história do planeta Terra e de momentos únicos de convívio e entusiasmo. As mochilas regressaram com mais aprendizagens, algumas registadas no guião de exploração pedagógica da visita de estudo, tendo essa expedição contribuído para a formação académica, social e pessoal dos alunos.

Parabéns aos alunos pela atitude muito positiva ao nível da participação e curiosidade nesta viagem científica e cultural por geossítios de Portugal. Obrigada a todos os que contribuíram para o seu sucesso!