sexta-feira, 2 de junho de 2023

Dádiva de sangue do AE Mosteiro e Cávado


 

No passado dia 30 de maio, das 14h30m às 19h00m, foi organizada uma dádiva de sangue e de medula óssea, com a participação do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e dinamizada pela Equipa responsável pela Estratégia Educação para a Cidadania da Escola, a Equipa da Educação para a Saúde, o Projeto Inclus@o Solid@ria e pelas turmas de Cidadania e Desenvolvimento do 9º ano (B, C e E), na Escola Básica do Mosteiro e Cávado. Os dadores foram maioritariamente familiares dos alunos, assistentes operacionais e professores.

Houve 60 inscrições presenciais, 42 dádivas efetivas e 7 inscrições no banco de medula óssea. Uma empresa local, Tnord-tech, mostrou o seu apoio inscrevendo 11 dos seus trabalhadores para a dádiva. De destacar que se registaram 21 dadores pela primeira vez.

Inicialmente, os dadores tiveram de responder a um inquérito para aferir a viabilidade da dádiva (dar sangue e inscrever-se como dador de medula). Posteriormente, dirigiram-se para uma sala onde se encontrava um médico e só depois de consulta é que se dirigiram à sala onde foi feita a recolha do sangue. Toda esta logística funcionou graças ao apoio de alguns professores e funcionários e até de alguns alunos, que deram orientações e ajudaram na organização.

Questionamos algumas pessoas que deram sangue pela primeira vez, para saber como se sentiam, tendo as mesmas respondido que, apesar do receio inicial, se sentiam orgulhosas por estarem, de certa forma, a salvar vidas.

Em suma, a adesão foi bastante significativa, tendo-se atingindo a cota máxima prevista, inclusive não foi possível atender todos os voluntários que se dirigiram à escola.

Mara Martins, Mariana Veloso e Luís Loureiro do 9.ºB