domingo, 11 de junho de 2023

Saída de campo - 6.º ano

 


No âmbito do Projeto “Literacia para a preservação das Florestas”, promovido pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN), em parceria com a Câmara Municipal de Braga (CMB), projeto de continuidade do ano letivo transato, as turmas do 6.ºA e do 6.ºB, realizaram uma saída de campo, no dia 26 de maio, à Cerca do Mosteiro de Tibães.

Os alunos foram acompanhados pela docente de Ciências Naturais, Bárbara Costa, por uma das coordenadoras do Programa Eco-Escolas, por um técnico da LPN e pela Dr.ª Fátima Ferreira, do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Braga.

Na receção das turmas, à chegada ao Mosteiro de Tibães, esteve presente a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Dr.ª Carla Sepúlveda que, após uma breve referência à história do Mosteiro de Tibães pelo seu Diretor, dirigiu uma mensagem aos participantes, reforçando o interesse do Projeto para a formação de crianças e jovens que “estejam despertos para a preservação do espaço que os rodeia e para o cuidado a ter com o meio ambiente”. Salientou ainda a colaboração e motivação dos alunos e professores envolvidos e enalteceu os alunos pelo trabalho realizado nos dois anos letivos em que se desenvolveu o projeto.

Durante o percurso, os alunos foram preenchendo, em grupo, um guião orientador que lhes permitiu refletir sobre algumas questões ambientais e ampliar conhecimentos sobre a biodiversidade nos diferentes habitats observados. Esta atividade permitiu desenvolver nos alunos a literacia das florestas, pôr em prática os seus conhecimentos, reconhecer espécies ameaçadas da floresta, identificar recursos naturais existentes no ecossistema florestal e encontrar casos concretos de ameaças ao ecossistema florestal visitado. Os alunos puderam identificar algumas espécies da flora autóctone, como o carvalho, o pinheiro manso, o loureiro, o sobreiro, entre outras, e da fauna, nomeadamente, anfíbios e insetos. Foram relembrados exemplos de algumas espécies exóticas, como o eucalipto, e invasoras, como a acácia, assim como outros problemas ambientais que constituem ameaças às florestas e a outros ecossistemas. Deste modo, aplicando conhecimentos adquiridos nas sessões online e presencial, no âmbito deste Projeto, e no programa curricular de ciências naturais, os alunos desenvolveram aprendizagens significativas e enriqueceram as suas competências ao nível da educação e cidadania ambiental, reconhecendo a importância de contribuir para a preservação do património natural.

Esta atividade, em contacto com a natureza, foi mais uma etapa alcançada com sucesso, que contribuiu para a capacitação de jovens mais atentos e sensibilizados para a preservação das florestas e do ambiente em geral.

Os alunos participaram com muito interesse e empenho nesses momentos de aprendizagem mais informal, evidenciando o gosto e a curiosidade por aprender ciência ao ar livre e uma maior sensibilização para a proteção do planeta.

Parabéns a todos os envolvidos neste Projeto!